Octavio Ianni, 100
Resumo do projeto de pesquisa:

Octavio Ianni (1926 - 2004) foi um dos maiores intelectuais do século XX. Autor de uma infinidade de ensaios, artigos e livros, dedicou parte substantiva de sua vida acadêmica a compreender as relações entre escravidão e capitalismo na periferia do mundo, as transformações impostas à vida social pela globalização e as realização das ideias e de seus portadores nos trópicos. No entanto, quem o conheceu pelos corredores da universidade também diz que o velho professor costumava repetir que aprendia mais com desenhos animados do que lendo alguns calhamaços.

2024 marcou o vigésimo ano da morte deste intelectual que combinava leituras rigorosas ao que aprendia em outras esferas do cotidiano. Em 2026, por sua vez, a efeméride a ser lembrada será a do centenário de nascimento do sociólogo de Itu. Esta data merece ser recordada, uma vez que Ianni é parte substancial da história da Sociologia brasileira. Bem como da tradição intelectual do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mais especificamente do Departamento de Sociologia - onde voltou às salas de universidades públicas em 1986, durante o período da redemocratização.

O projeto “Octavio Ianni, 100” pretende auxiliar na construção da fortuna crítica de Octavio Ianni e da memória intelectual do Departamento de Sociologia do IFCH - Unicamp. Para tanto, propomos recuperar um de seus últimos cursos ministrados na Unicamp: Sociologia de Marx para o Curso de Graduação em Ciências Sociais no segundo semestre de 1998. As aulas estão gravadas em 17 fitas cassetes doadas ao Arquivo Edgard Leuenroth (AEL - Unicamp) por Andriei Gutierrez em 2017. O projeto pretende transcrevê-las  e, a partir disso, organizar publicações e eventos em homenagem a Ianni a fim de rediscutir as ideias deste importante intelectual no ano de seu centenário de nascimento.

Equipe

Mariana Chaguri (Coordenadora)

Pedro Picelli, Diogo Valmor Pereira, Vinicius Borges Alvim, Breno Bettoni Basso

Temas de pesquisa
Financiamento:
Parcerias: