Professor do Departamento Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp). Doutor em Sociologia pela Unicamp, com estágio de doutorado na Humboldt Universität de Berlim, tem pós-doutorado em Sociologia pela Unicamp. Foi visiting scholar no ILAS/Columbia University, nos EUA, e visiting fellow, na London School of Economics and Political Science, Inglaterra. É diretor-associado do IFCH. É líder do Grupo de Estudos em Pierre Bourdieu – GEBU, Unicamp, e diretor-executivo do Centro de Sociologia Contemporânea - CSC. É pesquisador do Projeto Temático FAPESP "Para além da distinção: gostos, práticas culturais e classe em São Paulo." Seus principais interesses de pesquisa são as reconfigurações da nação na globalização e práticas culturais e distinção. Fez pesquisas recentes, a partir desses interesses, em megaeventos esportivos, turismo e mercado de música. Seu livro mais recente é Do Brasil e Outras Marcas: nação e economia simbólica nos megaeventos esportivos (Intermeios/FAPESP, 2019).
Publicações Selecionadas